SESSÕES TEMÁTICAS
As sessões temáticas foram organizadas para contemplar a produção do conhecimento no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, no sentido de provocar reflexões acerca das seguintes questões: estamos em um processo de busca de inovações para responder os desafios socioambientais contemporâneos? Estamos inovando em qual sentido ou em qual aspecto? A busca pela inovação tem incorporado a diversidade de cultura, de modos de vida e de visão de mundo? Estamos inovando para um mundo complexo e diverso, onde a emergência climática já é uma realidade?
- ST1 – O ensino e as práticas acadêmicas
Esta sessão enfoca as reflexões e as práticas acadêmicas e pedagógicas no campo da paisagem. Abarca as possibilidades de abordagens multi, inter e transdisciplinares no ensino; a relação entre ensino, pesquisa e extensão; as práticas pedagógicas inovadoras; os conteúdos e referências teóricas nacionais e internacionais. Busca, também, discutir a contribuição do campo de conhecimento sobre a paisagem na formação do arquiteto e urbanista e os avanços institucionais para a ampliação de seu ensino em escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. -
ST2 – Estratégias e processos investigativos
Esta sessão abarca as pesquisas e reflexões críticas sobre as transformações da/na paisagem e sobre sua compreensão. Considera as particularidades e os métodos de pesquisa acerca da paisagem. Abrange, também, as investigações sobre a atuação do estado e do mercado na implementação de projetos de diversos portes, a capacidade de resiliência e as consequências socioambientais geradas para os grupos sociais impactados; as iniciativas populares frente às vulnerabilidades e às alterações da paisagem; a compreensão das alterações da paisagem em diálogo com as práticas socioambientais e cotidianas das comunidades; os valores comunitários, culturas não hegemônicas e periféricas na vivência e apropriação da paisagem.
- ST3 – Ações de extensão e a atuação profissional
Esta sessão aborda a prática profissional e as possibilidades de articulação entre instituições visando a aplicação e a troca de conhecimento que extrapole os muros das universidades. O interesse incide nas ações de desenho, projeto, plano e gestão da paisagem nos setores da sociedade, assim como nas possibilidades que a inserção curricular acadêmica da extensão tem proporcionado para fomentar tais ações. Visa explorar a capacidade de articulação entre setores da sociedade civil em projetos para a qualificação ambiental e paisagística urbana.
ORGANIZAÇÃO
REALIZAÇÃO:
ORGANIZAÇÃO:
PARCEIROS: