SESSÕES TEMÁTICAS INSCRIÇÃO INFORMAÇÕES ANAIS

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO




Segunda-Feira - XVIII COLÓQUIO QUAPÁ-SEL
  • 9h - 12h: Abertura e palestra
  • 14h - 18h: Apresentações: Grupos, Núcleos, Coletivos nos três eixos
Terça-feira
    XVIII COLÓQUIO QUAPÁ-SEL
  • 09h - 12h: Apresentações: Grupos, Núcleos, Coletivos nos três eixos
  • 14h - 18h: Plenária - Reflexões/debates sobre as sessões e encaminhamentos

  • 17º ENEPEA
  • 18h - 19h: Credenciamento
  • 19h - 20h: Abertura/Cultural
  • 20h - 21h: Conferência de Abertura
  • 21h: Coquetel
Quarta-feira
  • 8h - 9h: Credenciamento
  • 9h - 11h: Conferências
  • 11h - 12h: Mesa Redonda
  • 14h - 17h: Sessões Temáticas
  • 17h - 18h: Lançamento de livros, confraternização
  • 19h - 21h: Jantar por adesão
Quinta-feira
  • 8h - 9h: Credenciamento
  • 9h - 11h: Conferências
  • 11h - 12h: Mesa Redonda
  • 14h - 17h: Sessões Temáticas
  • 17h - 18h: Lançamento de livros, confraternização
  • 18h - 20h: Mesa Redonda ABAP / Resultado dos Concursos
Sexta-feira
  • 8h - 9h: Credenciamento
  • 9h - 11h: Conferências
  • 11h - 12h: Mesa Redonda
  • 14h - 18h: Oficinas e MiniCursos
  • 18h - 19h: Plenária Final
Sábado
  • 8h - 14h: Tour / Visita Técnica

CONFERENCISTAS

Rafael Dodera

Engenheiro Agrônomo Florestal formado pela Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai. É coordenador do Grupo Disciplinar Paisaje da Faculdad de Agronomía, UDELAR desde 2017; é coordenador suplente da Licenciatura em Deseño de Paisaje desde 2019 e foi coordenador titular de 2013 a 2019. É Professor responsável pelo Atelier Transversal, Interpretación de Paisaje, Bio-estética Y Percepción del Paisaje e Gestión de Paisaje desde 2012. É Diretor do Comitê Permanente de Educação e Assuntos Acadêmicos do IFLA AR (International Federation of Landscape Architects – núcleo das Américas) desde 2020; foi Secretário Geral da IFLA AR entre 2018 e 2020 e é o Presidente eleito da IFLA Americas para o período de 2024 a 2026.

Luciana Schenk

Professora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Mestre pela FAU-USP e Doutora pela EESC-USP. Conselheira Federal representante do Estado de São Paulo no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Presidente Nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) em duas gestões: 2018-2020 e 2020-2022. Secretária Executiva do IFLA AR (International Federation of Landscape Architects – núcleo das Américas). Coordenadora do Grupo de Pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Coordenadora do GTPU, Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos. Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro da Paisagem no Brasil. Pesquisadora associada da Pesquisa Temática FAPESP intitulada: CEUCI - Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação em Áreas do Conhecimento em franjas urbanas. Consultora da pesquisa pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo intitulada: Drenagem Sustentável e Revitalização de Cursos de Água Urbanos, Bacia do Tietê – Jacaré, São Paulo.

Vera Tângari

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Projetos de Arquitetura, docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e no Programa de Pós-graduação em Projeto e Patrimônio. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1981), Mestrado em Urban Planning, com concentração em Urban Design, pela University of Michigan (1983) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo e Desenho Urbano. Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem, morfologia urbana, desenho urbano. Coordena projetos de pesquisa: Arquitetura da Paisagem e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro, vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq Qualidade do Lugar e Paisagem, do qual é vice-líder. Participa também do Grupo de Pesquisa do CNPq: Ensino de Arquitetura e da Rede Nacional QUAPA-SEL. É associada ao Center of Sustainable Urban Development-CSUD da Columbia University. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura-PROARQ da UFRJ (períodos 2010-2011 e 2012-2013), coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio-MPPP (2017-2019), e vice-coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio-MPPP-UFRJ (período 2020-2022). Bolsista Produtividade do CNPq (nível 2) e Cientista do Nosso Estado-CNE da FAPERJ.

Leandro M. Varela

Leandro M. Varela é Arquiteto formado pela Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Posteriormente, obteve o título de Mestre em Diseño, Gestión y Planificación del Paisaje na Universidad Central de Chile, no âmbito do Programa Alfa de cooperação acadêmica da Comunidade Europeia. Desenvolve atividades como professor de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão universitária na FAU UNLP. Exerce desde 2012 a função de Diretor do Mestrado em Paisaje, Medio Ambiente y Ciudad criado em 2005 na mesma faculdade. Coordena o Grupo “Paisaje, Ambiente y Ciudad” do Instituto de Investigaciones y Políticas del Ambiente Construido IIPAC-CONICET-UNLP. Publicou numerosos artigos e desenvolveu palestras e conferências na Argentina e no exterior. No setor privado, tem desenvolvido inúmeros Projetos e obras de Arquitetura, bem como em concursos de edificações e Projetos Paisagísticos. Foi Coordenador do Núcleo da Academia Investigación de la Iniciativa Latinoamericana del Paisaje, bem como presidente e vice-presidente da ONG Nuevo Ambiente, e Coordenador do Núceo La Plata da Rede Argentina del Paisaje. Em 2024 ganhou o Prêmio de Carreira Acadêmica "Benito Carrasco" outorgado pelo Centro Argentino de Arquitetos Paisagistas.

Marta Enokibara

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003), na área de Estruturas Ambientais Urbanas. Atualmente é professora doutora do Programa de Pós-Graduação e Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Câmpus de Bauru-SP. É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa SITU (Sistemas Integrados Territoriais e Urbanos), membro da coordenação do Projeto de Pesquisa e Extensão “Campina Experimental do Cerrado” e coordenadora do Projeto de Extensão “A Campina do Cerrado vai à Escola” (contemplado no Edital 01/2023- PROEC/UNESP). Ambos os projetos envolvem docentes e discentes da graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas e Educação. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando nas áreas de Paisagismo, História do Paisagismo, Arborização Urbana, História da Cidade e do Território e Projeto Urbano.

Newton Becker

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente, pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP. Pós-Doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP. Professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Pesquisador do Laboratório de Experiência Digital – LED (UFC) nos temas de modelagem da informação aplicada à paisagem (Landscape Information Modeling - LIM), infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza.

Ana Cecília Arruda Campos

Possui graduação (1988), especialização (2005) e doutorado direto em Arquitetura e Urbanismo (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pós-doutorado. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e docente colaboradora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Na PUC Campinas, coordena o Curso de Especialização em Habitação de Interesse Social e ATHIS desde 2020. Integra como pesquisadora o LAB-QUAPÁ da FAUUSP desde 2006, assumindo a coordenação do laboratório em 2021. Integra a Coordenação do Projeto Temático de Pesquisa - Os sistemas de espaços livres nas transformações contemporâneas da Paisagem: políticas e projetos - QUAPÁ-SEL III. Integra a Coordenação da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL.

Daniela Bogado

Doutora em Sociologia Política, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Mestre em Direito, na área de concentração de Relações Privadas e Constituição, pela Faculdade de Direito de Campos - FDC/UNIFLU. Especialista em Direito Ambiental-UCAM. Graduada em Direito - FDC/UNIFLU. Professora de Direito do Instituto Federal Fluminense - IFF, sendo docente no Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente aplicadas a Recursos Hídricos (AmbHidro) e no Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (PPGAU), bem como em cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Pesquisadora do Ateliê de Pesquisa da Paisagem (APPA) ligado à Rede Quapá-SEL; do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles (UFRJ) e do Núcleo de Pesquisa em Gestão Recursos Hídricos (NPGRH). Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBHBPSI).

Simone Safe

Arquiteta e urbanista. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCMINAS), Especialista em Planejamento Ambiental Urbano pelo IEC/PUCMINAS, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PACPS/UFMG), Doutora em Geografia (UFMG). Dedica-se à área de ciências sociais aplicadas com ênfase em Paisagem, Morfologia Urbana e Saúde Urbana. Coordenadora do curso de especialização em Arquitetura da Paisagem na PUCMinas. Atuou como docente na Universidade Internacional de Rabat/ Marrocos de 2020 a 2022. Colaboradora no Laboratório da Paisagem, EA/UFMG, membro do grupo de pesquisa em desenho ambiental UFMG, pesquisadora colaboradora junto ao LAB-réseau ULYSSE Université Haut Condorcet/ Bélgica, e junto ao LARLANCO/ IBN ZOHR Agadir/ Marrocos, membro da Chaire UNESCO Paisagem Urbana Histórica África e mundo Árabe/UIR/ Rabat/ Marrocos.

Germana Coriolano

Germana Coriolano é Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP), que, atualmente, desenvolve o projeto “Cidade Presente” em parceria com o Ministério das Cidades e com o Ministério Alemão por meio da Agência de Cooperação Alemã GIZ: “Qualificação socioambiental do Córrego Machado, regularização fundiária e implementação de parque linear”. O IMPUP está à frente de outros projetos, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente e outros órgãos municipais, como o de Drenagem Sustentável, apresentado no ClimaAction 23. Germana também é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional pela UFT e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela USP. Já ocupou outros cargos na gestão pública municipal e estadual, como Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Palmas.

SESSÕES TEMÁTICAS

Para melhor visualização: clique aqui para baixar a tabela em PDF

OFICINAS E MINICURSOS

EM BREVE!

VISITA

VISITAS – 09 DE NOVEMBRO (SÁBADO)


OPÇÃO 1 – PALMAS NORTE – LAJEADO / PRAIA DO SEGREDO


  • Visita à ONG de artesanato reciclável, atelier de uma ceramista local e quiosque de associação de artesãs.
  • Almoço regional na Praia do Segredo (levar roupa de banho e toalha).
  • Saída: 07:40h (em frente ao Hotel Ibis Avenida JK, Quadra 106 Norte).
  • Previsão de chegada: 14:00h.
  • Valor: R$ 60,00 por pessoa (sem refeição).
  • O almoço custará por volta de R$ 40,00 e deverá ser pago diretamente ao restaurante pelo Microônibus com 27 lugares.

OPÇÃO 2 – PALMAS SUL – DISTRITO DE TAQUARUÇU (ESGOTADO)

  • PASSEIO ESGOTADO
  • Visita ao Mirante Bela Vista na Serra do Lajeado, trilha e visita às cachoeiras Escorrega Macaco e Roncadeira em Taquaruçu (levar roupa de banho e toalha).
  • Almoço regional self-service em Taquaruçu.
  • Saída: 07:40h (em frente ao Hotel Ibis Avenida JK, Quadra 106 Norte).
  • Previsão de chegada: 14:00h.
  • Valor: R$ 60,00 por pessoa (sem refeição e não inclui a entrada na cachoeira).
  • O almoço deverá ser pago diretamente ao restaurante pelo visitante. O valor para acesso à cachoeira é R$ 25,00 (inteira) e 12,50 (meia), a ser pago diretamente no guichê local. Este roteiro não é recomendado para quem tem problemas de locomoção.
  • 05 carros executivos, totalizando 20 lugares.



CONDIÇÕES

  • A forma de pagamento é pela CHAVE PIX: 63981465092 (Jose Marcelo Martins Medeiros)
  • Os passeios estão sujeitos à comprovação, a depender da lotação do ônibus. Caso haja cancelamento por falta de interessados, ou inscrições excedentes, o interessado será comunicado e o valor será devolvido.
  • Os interessados devem enviar a opção, dados pessoais e comprovante de pagamento pelo formulário no link: CLIQUE AQUI
  • Dúvidas: entrar em contato pelo e-mail marcelo.medeiros@mail.uft.edu.br

LANÇAMENTO DE LIVRO

EM BREVE!

ORGANIZAÇÃO

REALIZAÇÃO:

ORGANIZAÇÃO:

PARCEIROS: